quarta-feira, 21 de novembro de 2018
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Arte na Ilha 2018 - Artes Visuais
Os alunos do 2º EM circularam pelos corredores da Escola da Ilha e foram convidados a registrar o que mais chamou sua atenção na exposição de Artes Visuais este ano para o Arte na Ilha, evento cultural, artístico e anual da escola.
Aqui estão registros e depoimentos do que colheram nesse passeio despretensioso.
Aqui estão registros e depoimentos do que colheram nesse passeio despretensioso.
ANA CAROL - SEM JUSTIFICATIVA
ANA JULIA - Essa exposição me chamou atenção, pois achei bem diferente dos outros trabalhos que foram feitos, além de ser muito diferente acho bonito e interessante como foi feito. Gostei muito.
BEA - Gostei desse mural, pois mostra a luta das mulheres pela igualdade e mulheres que foram importantes para a história mundial.Mostra o interesse em mostrar pras pessoas a importância delas.
CHLOE (intercambista francesa) - Eu escolhi esse foto porque eu acho que tem que tomar consciência sobre isso, porque tem muitos muitos privilégios que nós temos mas que nós não temos atenção e que nós fazemos como se é uma coisa normal, tipo temer suas dois países com nós ?, agora que estou muito longe deles eu entendi que é um privilégio
DANI - Essa pintura foi a que mais me chamou atenção de todas as que estavam expostas no painel, porque eu realmente não entendi o propósito dela mas achei interessante justamente por isso, por me fazer parar, olhar e tentar refletir a partir dela (mesmo que eu não entenda a história por trás).
ENZO - Achei muito interessante e além disso é algo que deixa curioso, uma caixinha preta fechada, todos passam e olham para a caixa, e dentro está cheia de desenhos bonitos.
HENRIQUE - Essa obra foi a que mais se destacou dentre todas pra mim. A obra é bem simétrica e faz um bom uso das cores. Feita por alunos do 3 ano.
JOÃO ANTÔNIO - Essa foi a exposição que mais me chamou atenção, não pelo conteúdo, mas principalmente pela forma em que foi exposta, pois obrigatoriamente chama a atenção das pessoas por alterar a passagem e isso me fez parar para apreciar a obra.
JOÃO RAMOS - Essa parte foi a que mais me chamou atenção pois, ficou muito diferente, chama a atenção, fica num dos locais mais movimentados da escola e aborda um tema muito interessante.
KAROL - Essa foto me chama a atenção pois é aborda um tema muito importante e que me interessa, e me chamou a atenção pois transmite uma mensagem e as cores são neutras porém ainda sim é algo que me chamou muito a atenção, desde a frase abordada na foto até as cores no fundo. E achei diferente de todas as outras coisas opostas que pra mim foram se apagando.
LUCAS - Essa árvore chamou minha atenção por que ela é diferente por ser interativa e também por que ela tem elementos que não combinam com uma árvore, como pincéis por exemplo.
LUIZ AUGUSTO - Achei muito interessante a técnica usada pra fazer a gravura. O desenho é bonito.
LUIZ FELIPE - Achei o desenho bonito. Não conheço esse personagem mas achei muito bonito.
MATEUS - Me chamou atencão pois o formato com a qual ela esta sendo exibida me incomoda um pouco, em funcão de estar dobrada.
PEDRO - Gostei muito desta exposição, pois esta misturado com a natureza, e sempre q passo pela escada olho para ela.
VICTOR MIGUEL - (entregue impresso)
VINI 2 - a ideia de colocar as fotos amarradas a uma barra de ferro e deixar elas soltas me deram um tom de liberdade e escolha livre do que mostrar aos outros, me atraiu bastante as imagens soltas relatando diversos pontos de vista de pessoas diferentes.
VINI B - Me chamou a atenção esse "mural", porque achei uma atitude muito legal querer mostrar como existe poluição no oceano e mostrar para quem não sabe como ela existe em grande quantidade. Como eu também gosto muito de praia e mar, achei bem legal.
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
Projeto: Cores e Palavras
Na turma do 2º EM, em 2018, trabalhamos a fotografia no cinema, começando o ano com a composição de imagem e depois, aplicando essa noção básica em vídeo.
Com inspiração no trabalho do artista visual Daniel Mercadante, os alunos assistiram alguns vídeos do artista e escolheram as temáticas das cores e palavras para combinar tema e composição visual.
Confira abaixo o resultado:
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
Análise fílmica: 'Epílogo' de Simone Bastos (2013)
Este ano (2018), os alunos do 2EM, da Disciplina de Cinema da Escola da Ilha, onde trabalhamos a sensibilização para a fotografia no cinema, assistiram o curta premiado "Epílogo" de Simone Bastos (2013) e iremos fazer uma atividade de análise da fotografia do filme, que por sinal é belíssima.
O filme está disponível no youtube:
Ficha técnica:
No curta-metragem "Epílogo", dirigido por Simone Bastos, é mostrada a história de amor e separação de um jovem casal. Eles acabam por perderem-se um ao outro por medo de enfrentar a realidade. A narração em francês foi adaptada do poema "Amor e Mentira" de Andrè Bastos. O elenco tem os atores Lorenna Mesquita, Claudio Marinho e participação de Gabrielly Alencar, que estreia no cinema aos cinco anos de idade.
Epílogo / Ficha Técnica:
Roteiro: Simone Bastos, Claudio Marinho e Sue Pavão
Direção: Simone Bastos
Assistente de direção: Claudio Marinho
Elenco: Lorenna Mesquita, Claudio Marinho e Gabrielly Alencar
Direção de produção: Anete Pitão e Simone Bastos
Assistentes de produção: André Bastos, Viviane Bernard e Geraldo Machado
Direção de fotografia: Alexandre Fuchigami
Assistente de câmera: Ricardo Koan
Direção de arte: Viviane Bernard e Ana Luisa Aun.
Figurinos e visagismo: Viviane Bernard
Trilha sonora: Claudio Hodnik
Montagem e edição: Diego Merulla
Still: Sergio Alexandre
Realização: Deroul Filmes, Cia. Fé Cênica, Locadora Elitecam e Cafeína Produções.
Roteiro: Simone Bastos, Claudio Marinho e Sue Pavão
Direção: Simone Bastos
Assistente de direção: Claudio Marinho
Elenco: Lorenna Mesquita, Claudio Marinho e Gabrielly Alencar
Direção de produção: Anete Pitão e Simone Bastos
Assistentes de produção: André Bastos, Viviane Bernard e Geraldo Machado
Direção de fotografia: Alexandre Fuchigami
Assistente de câmera: Ricardo Koan
Direção de arte: Viviane Bernard e Ana Luisa Aun.
Figurinos e visagismo: Viviane Bernard
Trilha sonora: Claudio Hodnik
Montagem e edição: Diego Merulla
Still: Sergio Alexandre
Realização: Deroul Filmes, Cia. Fé Cênica, Locadora Elitecam e Cafeína Produções.
Confira frames do filme para análise:
quinta-feira, 17 de maio de 2018
Stop Motion: Rancho de Amor à Ilha do Zininho!!
Venha se apaixonar por essa animação coletiva em stop motion realizada por alunos de 8º e 9º anos da Disciplina de Cinema da Escola da Ilha, em 2018.
No 1º Bimestre, trabalhamos o Cinema de Animação, visualizando exemplos dos primeiros filmes de animação do Cinema e manuseando instrumentos ópticos para compreensão do princípio do movimento, como taumatrópios, zootrópios e até películas de filmes!!
Depois começamos a praticar a animação, com ênfase na técnica stop motion, utilizando app de smartphone!!
Nosso primeiro exercício foi o projeto "Escolas: memórias do futuro", selecionado para integrar à 13ª CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto em MG.
Essa animação coletiva reuniu temáticas relacionadas à escola, como recreio, giz, artes, imaginação e acordar, com diferentes usos de materiais.
E para finalizar então o conteúdo, os alunos elegeram o hino de Florianópolis, para brincar com a produção de elementos em table top e criarem uma animação inédita e coletiva dessa canção tão linda que representa nossa cidade!!
O resultado demonstra a mente criativa da turma e o uso dos mais diversos elementos para ilustrar a música de Zininho!
Música: Rancho de Amor à Ilha de Zininho.
Coordenação: Profª Ally Collaço
Não ficou lindo?<3 br="">3>