A propaganda comercial parte de um briefing - conjunto de informações previamente listadas e necessárias para elaboração do comercial, como marca, produto e/ou serviço, público-alvo (consumidor), estratégia e slogan (frase de efeito). Geralmente segue o padrão, na grade de programação da televisão, de tempo de 15, 30, 45 ou 60 segundos.
No mercado publicitário, geralmente o cliente (marca ou empresa) procura uma agência de publicidade e lá é feito o briefing e criação do comercial. A agência elabora uma estratégia, roteiriza e procura uma vídeoprodutora, onde é feita a produção desse comercial. A vídeoprodutora dialoga com a agência até a versão final ser aprovada. Posteriormente, a vídeoprodutora envia o material para a emissora de televisão, onde foi comprado o espaço para ser veiculado.
Briefing Básico:
MARCA – PRODUTO/SERVIÇO – PÚBLICO-ALVO – ESTRATÉGIA - SLOGAN
Proposta de exercício:
1º Passo: escolher o produto ou serviço. (Ou até uma ideia)
2º Passo: traçar os objetivos que se quer alcançar – o quê? por quê? para quem? (público alvo)
3º Passo: definir a estratégia – ideia prévia (buscar inspiração nos recursos de persuasão se necessário)
4º Passo: elaborar o roteiro com slogan (frase de impacto)
5º Passo: decupar o roteiro (storyboard)
6º Passo: fazer a produção (locações, cenário, figurino, gravações)
7º Passo: editar o material: escolher tomadas, inserir voz-off (se necessário), trilha, regular o áudio, inserir efeitos e transições, caracteres.
Muito bom, nescessito fazer alguns trab alhos comerciais e vou ultilizar essas idéias
ResponderExcluirQue tipos de cursos eu tenho que fazer para conseguir elaborar um comercial sozinho?
ResponderExcluircomo faser vos padrão para tv e radio
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