Matéria original aqui.
A Fundação Educar DPaschoal criou uma cartilha especialmente para crianças, que dá dicas de como a gente pode melhorar o mundo, começando com a nossa casa, escola, rua etc.
A cartilha é colorida, linda e muito fácil de entender. Quer ajudar o mundo? Quer ensinar às pessoas como elas também podem ajudar, em vez de só reclamar que está tudo tão ruim? Leia aqui!
A cartilha é colorida, linda e muito fácil de entender. Quer ajudar o mundo? Quer ensinar às pessoas como elas também podem ajudar, em vez de só reclamar que está tudo tão ruim? Leia aqui!
8 jeitos de mudar o mundo
Achei a cartilha muito bacana e resolvi colocar a listinha aqui, com algumas adaptações de texto. É uma forma legal de trabalhar alguns temas com os alunos. A própria cartilha propõe algumas atividades, mas ainda assim, eu mesma acrescentei novas sugestões.
Jeito 1 - Acabar com a fome e a miséria.
Sugestão de atividade: Os alunos podem anotar e debater ideias de como acabar com a fome e/ou a professora pode sugerir pesquisa de receitas que aproveitem partes dos vegetais que, geralmente, são jogadas no lixo e fazem bem para a saúde, como cascas e restinhos de comida que podem ser usados em outras receitas. Depois os alunos podem produzir as receitas na escola e convidar os pais para experimentar e aprender a fazer.
Jeito 2 - Proporcionar acesso à escola e à educação de qualidade a todos.
Sugestão de atividade: os alunos podem anotar e debater ideias de como tornar a escola um espaço mais agradável e sobre a importância de estudar. Podem listar problemas, como falta de professores, material e até falta de alunos. Podem criar cartazes falando as coisas boas da escola e fazer um painel de profissões.
Os alunos também podem montar uma biblioteca e espaços de leitura. E incentivar os colegas a lerem e fazer contação de histórias.
Jeito 3 - Respeitar as pessoas, seja homem ou mulher.
Sugestão de atividade: A professora pode passar algum filme de curta ou longa duração, ou usar algum trecho, que trate de diferença sexual (homem/mulher - hetero/homossexual), raciais e físicas (branco/negro - loiro/moreno - gordo/magro), classes sociais e religião (pobre/rico) e debater com as crianças sobre a importância de respeitar as pessoas e suas diferenças, etc.
A escola pode também reunir os pais e fazer uma troca de experiências, onde os pais podem contar o que fazem no trabalho, habilidades que tenham com culinária, esporte, costura, etc. As crianças perceberão que em cada contexto, cada pessoa pode contribuir de uma forma diferente.
Jeito 4 - Cuidar da higiene das crianças
Jeito 5 - Cuidar das mães grávidas
Jeito 6 - Prevenir doenças
Sugestão de atividade: A professora pode convidar um médico para conversar com os alunos e suas famílias sobre gravidez e doenças que podem ser evitadas com medidas simples. Depois os alunos podem fazer um mural sobre hábitos de higiene que podem ajudar a prevenir doenças.
E o médico também pode falar sobre doenças mais graves, como aids, malária, dengue e da importância da prevenção e como evitar disseminação da doença.
Jeito 7 - Evitar o desperdício de água, o descarte inadequado do lixo e o desmatamento.
Sugestão de atividade: Os alunos podem fazer uma campanha na escola para iniciar ou aumentar a coleta de reciclável e incentivar os pais a fazerem o mesmo. Eles podem elaborar cartazes, flyers com listas de hábitos para economizar água; procedimentos de como reciclar o lixo ou descartá-lo adequadamente.
Os alunos podem ainda fazer uma oficina de brinquedos ou invenções com lixo reciclado. Depois podem expor na escola e convidar os pais e a comunidade.
Jeito 8 - Trabalhar em equipe
Com todas as atividades acima, a professora pode debater da importância da atividade em equipe e de cada membro fazer a sua parte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário