sábado, 2 de julho de 2011

Encontrão Cultural da Escola da Ilha 2011


Hoje a Escola da Ilha reuniu diversos trabalhos desenvolvidos durante a primeira parte do ano, por alunos de várias turmas, no já tradicional Encontrão Cultural.
Foi a primeira vez que participei, com a I Mostra Livre de Fotografia da Oficina de Cinema e aproveitei para passear pelas salas e conhecer um pouco mais do trabalho dos outros colegas professores.

Foi neste passeio que me deparei com o trabalho fantástico da Profª Lena, com alunos do Infantil (com cerca de 5 anos de idade). 

Ela criou um projeto que integrou releituras da cultura açoriana, típica de Florianópolis, trabalhando o conceito de 'ilha'.


O projeto iniciou com uma perspectiva da Ilha de Florianopolis, e da 'ilha' onde cada um mora. Assim, os alunos puderam entender melhor seu contexto cultural, fazendo um passeio para conhecer a bernuça, e também atravessando experiências plásticas com rendas de bilro, fantoches de bruxinhas, pinturas de casarios açorianos, entre outros.



Até a Ponte Hercílio Luz ganhou uma nova forma!


Mas a atividade que eles mais adoraram, foi a confecção de papel reciclado, registrado em fotos e que resultaram em bloquinhos de anotações, onde cada um assinou seu nome. Até eu fiquei com vontade de fazer!!!
 

Depois dessa aventura, ainda pude conhecer o projeto "juba do leão" da Floresta Encantada, organizada por outras professoras do Infantil. 

Aqui os alunos confeccionaram cabeças de meia-calça, areia e alpiste, decoradas com carinhas de leão, que irão ganhar "cabelinhos" quando as sementes germinarem.

  

Até lembrei que tive um desse na minha Infância!


E por fim, mais um projeto que me chamou a atenção dos alunos do 2º ano E.F., organizado pela Profª Kênia. "Qual a sua invenção?!"

Selecionei aqui algumas invenções bacanas, que podem ser aplicadas no nosso dia-dia como maneiras sustentáveis de aproveitar os resíduos inorgânicos que produzimos. O lixo é luxo!!
 porta-suco                                porta-saco

 girafa-vaso

  porta-lápis

Nenhum comentário:

Postar um comentário