segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Minicurso: Noções Básicas de Técnicas Fotográficas

Na manhã do dia 20 de outubro de 2011 realizei o minicurso de "Noções básicas de Técnicas fotográficas" na 10ª Sepex - Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC com duração de 4 horas e com a participação de 7 pessoas. 

A ideia de trabalhar com as técnicas fotográficas (composição de imagem) partiu da experiência em sala de aula com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola da Ilha, onde realizamos este mesmo trabalho ao longo dos dois primeiros bimestres de 2011.

Pela primeira vez levei este conteúdo para a Sepex e fiquei bem satisfeita com os resultados iniciais. O tempo era curto e cada participante era responsável pelo seu equipamento, ou seja, as fotos foram realizadas com equipamento profissional, câmera fotográfica 'cybershot' e também com celular. 

Embora a qualidade dos equipamentos influencie na composição, profundidade e coloração das fotos, acredito que todos os participantes atingiram resultados bem bacanas, independente do equipamento utilizado! 

Confira abaixo algumas das fotos (em seu estado totalmente original) realizadas pelos participantes, que registraram livremente alguns detalhes, objetos e espaços dos arredores do CCE (Centro de Comunicação e Expressão) da UFSC!! 

Participantes: Andréia e Vanessa

 
 
 

Participante: Haylor

 
 

Participante: Jéssica

 
 

Participante: Adriano

 
 
 
 

As fotos do participante Márcio também ficaram ótimas, mas como ele ainda não enviou, quem sabe posteriormente poderemos compartilhar aqui também!!

Pra finalizar, uma pequena história:

Sam Haskins [fotógrafo sul-africano] conta que um amigo dele, também fotógrafo, foi convidado a um jantar de alta sociedade em Nova York. Na entrada, a dona da casa disse: 'Gosto muito das suas fotos, você deve ter um equipamento fantástico'. O rapaz ficou quieto até que o jantar terminou. Na hora da despedida, falou para a dona da casa: 'Este foi um jantar inesquecível. Seu fogão deve ser fantástico!'"

Ou seja, não é o equipamento que define um bom fotógrafo!!
Fica a dica!!

E pra reforçar a ideia, confira aqui  e aqui exposições bacanas de fotos tiradas com celular!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário