quinta-feira, 11 de junho de 2015

Documentário: E você?! - 2014

No ano passado tive a grande oportunidade de trabalhar uma Oficina de Cinema com alunos da EJA, à convite do SESC.
 
Com a turma de 2º segmento, com cerca de 8 alunos jovens e adultos, trabalhei o cinema documentário.
 
O primeiro contato que eles tiveram com o assunto, foi através do documentário colaborativo "A vida em um dia" de Kevin Macdonald, que em parceria com Ridley Scott e o Youtube, convocou pessoas do mundo inteiro a enviarem imagens do seu dia, em 24 de julho de 2010, para produção de um documentário experimental que serviria como uma grande cápsula do tempo. 5000 horas recebidas e editadas para uma versão compacta de 1h30.
 
 
Após a exibição de 50% do filme, os alunos foram desafiados a pensar sobre a linguagem documental e seu papel social, além de fazerem um pequeno exercício de esboçar sua rotina escolar, numa tentativa de criar uma narrativa documental e colaborativa.
 
Confira o resultado aqui: (em breve)
 
Os alunos esboçaram ideias, filmaram e editaram ao longo de algumas semanas, iniciando um novo olhar e experiência sobre o universo cinematográfico.
 
 
Após este projeto finalizado, eles assistiram o documentário "Criança, a alma do negócio" de Estela Renner (2012) e debateram questões sobre infância, publicidade e consumismo, além de observar a presença de depoimentos e entrevistas para compor o ponto de vista da diretora do documentário.
 
 
 
Assim, eles foram desafiados a pensar em algumas questões para produzir o próprio documentário.
 
Os pontos de partida foram: "Porque você está estudando?; O que faria com um 1 milhão de reais?; Continuaria estudando se ganhasse esse dinheiro?"
 

A ideia desta atividade era exercitar uma nova linguagem para a pesquisa de conteúdo, formulando perguntas que poderiam revelar pontos de vistas variados sobre o mesmo assunto, fazendo uso de entrevistas e utilizando a edição para recortar e combinar estas falas.
 
Os alunos formularam perguntas, entrevistaram, pesquisaram imagens e editaram ao longo de algumas semanas de aulas.
 
Confira o resultado:
 
 

Documentário realizado por alunos do 2º segmento da EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, na Oficina de Cinema oferecida pelo SESC, ministrada pela Profª Ally Collaço, em Florianópolis, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário