UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
9º SEPEX – Semana de Pesquisa e Extensão - 2010
Data: 22/10/10 - 14h às 18h - Sala 223 - Bloco AObjetivo: experimentar um método de capacitação de professores na utilização do cinema e do audiovisual na sala de aula, através de atividades práticas com os participantes.
Conteúdo: uso de filmes e vídeos para análise, redação, criação, releitura e discussão.
1. Usar o cinema/audiovisual como ferramenta de expressão artística. (criação, releitura, adaptação, extensão)
2. Usar o cinema/audiovisual como objeto de análise. (discussão: estrutura, narrativa, personagens, tema)
PONTOS DE PARTIDA – Ser o MEDIADOR entre filme/audiovisual
-Selecionar algum filme/audiovisual de interesse pessoal e relacioná-lo ao conteúdo/proposta.
-Pesquisar algum filme/audiovisual que possa se encaixar numa proposta prévia.
-O filme/audiovisual pode ser levado para sala de aula OU o repertório do aluno pode ser aproveitado OU o aluno pode ter a tarefa (TV, DVD, YOUTUBE, INTERNET) de ver em casa (ideal tarefa específica) e a atividade ter continuidade na sala de aula.
CUIDADOS:
-Não fazer do filme/vídeo um tapa-buraco de aula, sem uso OBJETIVO e PLANEJAMENTO prévio.
-Pesquisar o máximo de INFORMAÇÕES sobre o filme/vídeo
-Ter noções sobre LINGUAGENS (cinema, comercial, reportagem, videoclipe, telenovela) e MÍDIAS (cinema, tv, dvd, internet, celular)
ALGUNS LEMBRETES:
-A imagem em movimento surgiu com o CINEMA e suas transformações se adaptaram a outras linguagens e mídias, como TELEVISÃO, DVD, INTERNET e CELULAR, conforme evolução da humanidade, mas estas mídias também influenciam o fazer cinema hoje.
-Narrativa Clássica Hollywoodiana - TELENOVELAS: personagem(s) e objetivo(s) – obstáculo(s) – solução (s) e desfecho.
-Composição de PLANOS Cinematográficos: GPG, Geral, Conjunto, Inteiro, Americano, Médio, Primeiro, Detalhe
-Grandes GÊNEROS ficcionais: drama, comédia, aventura e suspense
-ESTRUTURA básica FILME/AUDIOVISUAL: idéia (argumento), roteiro, storyboard, produção, edição, exibição
-ESTRUTURA básica VÍDEO-REPORTAGEM: pauta – tema – pontos de vista/entrevista/enquete – produção/gravação/vivo/passagem/off – roteiro – edição/trilha/imagens
-ESTRUTURA básica PROPAGANDA-COMERIAL: Marca/empresa – Produto/Serviço/Conceito – Público-Alvo – Estratégia Persuasão/Roteiro – Slogan
-Algumas estratégias de PERSUASÃO na publicidade: apelo ao humor/medo/drama/autoridade/celebridade/estereótipo; criação inimigos/problema; comparação/alusão; uso homem comum
-SLOGAN: frase de impacto resume essência, geralmente curta, afirmativa, sem erros gramaticais.
-Estética VIDEOCLIPE – vídeos curtos, sincronia som/imagem, edição dinâmica, atrativa/persuasão/consumo/cores/formas
ALGUMAS PROPOSTAS – Tema: Consumo X Impacto ambiental
-Trecho inicial do filme “A ESTRADA” de John Hillcoat 2009 – 6min.
-Dicas filmes: “Avatar”; “Wall-e”; “A era do gelo”, “O dia depois de amanhã”, “Mad Max”
-Curtas interessantes: “Crianças invisíveis” (2005) – curtas de 7 diretores; “Paris, te amo” (2006) – curtas de 20 diretores;
-Projeto Cities of Love chega ao Brasil – Previsão em 2011 – “Rio, eu te amo”
-Vídeo-reportagens: “Como fazer VR - Rafinha Bastos” 2min, “Sacolas plásticas” 2min, “Construções” 7min.
-Documentário: “Ilha das Flores” de Jorge Furtado (1989) – 13min.
-Comerciais: 9 tipos (Tempo: média entre 15 e 60seg.)
-Videoclipes/músicas: Nacionais: Ideologia – Cazuza; Gabriel o Pensador – Astronauta, Lôra Burra, Retrato de um playboy, Até quando, Legião Urbana – Geração Coca-cola, Lulu Santos – Assim caminha a humanidade, Seu Jorge – Burguesinha, Titãs – Flores, Homem primata – Internacionais: Acqua - Barbie Girl, Madonna - Material girl, Radiohead - Fake Plastic Trees, Rage Against the Machine - Testify Music Video
www.telabr.com.br – oferece oficinas interativas on-line e material de filmes nacionais para trabalhar em sala de aula, além de conter um túnel do tempo do cinema mundial e brasileiro.
www.portacurtas.com.br – oferece curtas nacionais, roteiros e materiais que podem ser trabalhados em aula.
www.curtanaescola.com.br - oferecem curtas e material educativo para serem trabalhados em aula.
http://cinemanocja.wordpress.com - site do projeto de cinema do colégio Jardim Anchieta – Fpolis-SC com material on-line e vídeo-aulas de edição.
www.videotecaonline.com.br - videolocadora que disponibiliza consulta on-line e locação de filmes didáticos, separados por temas e afins. (exige critério de seleção do professor)
Sugestões de leitura
CARVALHO, Renata I. B. Universidade midiatizada: o uso da televisão e do cinema na educação superior. Brasília: Senad-DF, 2007.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2006.
DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002 - 2 ed.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
TOULET, Emmanuelle. O cinema, invenção do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
VANOYE, Francis e GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. 5. ed. Campinas: Papirus, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário