quinta-feira, 9 de junho de 2011

4 temas de redação que podem cair no Enem

Enem ou Vestibular não é um tema recorrente por aqui!
O cinema ainda não é comum nas listas de conteúdos, apesar de alguns vestibulares do Rio de Janeiro e São Paulo já incluirem listas de filmes.

Li uma matéria legal sobre possíveis temas de redação para 2011 e achei interessante, pois podem ser relacionados com filmes, seriados e até serem trabalhados em vídeo para ajudar na capacidade de argumentação, explanação do tema e posicionamento crítico!

1.Homofobia e direitos dos homossexuais:

"C.r.a.z.y - Loucos de amor" de Jean-Marc Vallée 2005 Canadá - é um filme que acompanha a história de Zac (Émile Vallée e Marc-André Grondin) desde a infância até a fase adulta, mostrando conflitos familiares, descobertas sexuais e as dificuldades que qualquer criança/adolescente/adulto enfrentam ao assumir a homossexualidade.

"Filadélfia" de Jonathan Demme 1993 - EUA - Andrew Beckett (Tom Hanks) é  um jovem advogado, homossexual e portador do vírus HIV. Vítima de preconceito, é demitido e fragilizado pela AIDS, reúne forças para lutar na justiça por seus direitos.

"Meninos não choram" de Kimberly Peirce 1999 - EUA - Teena Brandon (Hilary Schank) é homossexual e luta para assumir uma nova identidade masculina, como Brandon Teena. Quando sua falsa masculinidade é revelada, Teena se torna vítima de violência e preconceito.


2.Criminalidade e agressão dos jovens:

"Última parada 174" de Bruno Barreto 2008 - Brasil - O filme conta a história verídica de Sandro Barbosa do Nascimento, menino de rua do Rio de Janeiro, sobrevivente da Chacina da Candelária, vítima de exclusão social e abandono de autoridades, que sequestrou um ônibus em 2000.  Revela um processo de transformação da criança de rua em bandido e sugere as causas da violência nas grandes cidades do Brasil.

"Hooligans" de Lexi Alexander 2005 - EUA/Inglaterra - Conta a história de Matt Bruckner (Elijah Wood), expulso injustamente da faculdade e que após visitar a irmã,  se envolve no submundo dos hooligans do futebol inglês. 
 
"Elefante" de Gus Van Sant 2003 - EUA -  Inspirado no tiroteio em Columbine, narra um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes no período escolar. Realizado em planos-sequência, revela os extremos que a violência psicológica e física sofridas na escola podem causar. Sem surpresas, jovens vítimas de bullying, munidos de armas, protagonizam uma grande tragédia.

3.Código Florestal:

"Os sem-floresta" de Tim Johnson, Karey Kirkpatrick 2006 - EUA - Apesar de ser uma animação direcionada ao público infantil, apresenta animais nativos como protagonistas, mostrados pela perspectiva da floresta, seu habitat natural, cada vez mais ameaçado pela ação humana. 

"Avatar" de James Cameron 2010 - EUA - Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-militar paraplégico que é levado a outro planeta, Pandora, habitado pelo povo Na'vi, raça humanóide com língua e cultura próprias. É nesse lugar que ele lutará pela própria sobrevivência e pela vida dessas estranhas criaturas, completamente dependentes do seu habitat natural, ameaçado pela ação humana.

4. Redes sociais:

"A rede social" de David Fincher 2010 - EUA -  O filme conta a história de como Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, criou o facebook. Inspirado em fatos reais,  mostra como Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história, enfrenta processos milionários e cria uma das mais populares redes sociais do mundo, sendo uma pessoa com sérios problemas nas relações pessoais e profissionais.

"A rede" de Irwin Winkler 1995 - EUA - Realizado quando a internet ainda engatinhava, aponta algumas questões-chaves atuais. Angela Bennett (Sandra Bullock) é uma especialista em informática, que se envolve por acidente num esquema criminoso e tem sua vida "deletada" e alterada na rede, afinal hoje quase todas as nossas informações pessoais e profissionais estão disponíveis na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário