Alunos do curso de Pedagogia da
UFSC, do NADE (Núcleo Aprofundamento Diversificado de Estudos), sob cuidados da Profª Mônica Fantin, tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinho sobre o cinema
de animação em dois momentos distintos, em dois encontros com duração de 2h30 cada.
No primeiro momento, apresentei
alguns brinquedos ópticos, como o traumatrópio, zootrópio e cineógrafo (flipbook), para
ajudar na compreensão do princípio do movimento e o fenômeno da persistência da
visão. Também apresentei alguns exemplos do início do cinema de animação, como o Humorous Phases of Funny Faces e a animação em stop motion Cameraman's Revenge de Ladislaw Starewicz.
A partir dos exemplos, falamos um
pouco sobre a diferença de 3 técnicas básicas de animação: desenho animado (2D);
stop motion e a computação gráfica (3D), também presentes no cinema live action (com a presença de seres
humanos), e os alunos assistiram vídeos produzidos nas oficinas dos anos anteriores.
E já num segundo momento, os
alunos puderam exercitar a técnica stop motion, através de diferentes
materiais, como livros de imãs; letras em eva, madeira e plástico; cenários de papéis coloridos; miniaturas;
recortes de revistas, entre outros.
A ideia era unir a compreensão do
princípio do movimento, como uma forma de iniciar a alfabetização audiovisual,
mesclando a técnica de animação com a formação de palavras, tão necessária no
trabalho com a educação infantil, sua futura (e até presente) área de atuação.
Confira os resultados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário