Já faz 8 anos que atuo como professora de cinema na Escola da Ilha e muita coisa já rolou nessa experiência fantástica. Depois de anos com atuação intuitiva, nos últimos 3 anos, após a defesa do Mestrado em Educação (UFSC), com ênfase no ensino de cinema na escola, cheguei a uma abordagem possível para 'iniciar' os alunos ao universo mágico do cinema.
Acervo pessoal: fotos da oficina em 2014
Nas turmas de 8º e 9º anos, trabalhamos com o Primeiro Cinema, em suas 3 categorias: animação, ficção e documentário. E este ano, para começar a oficina, os alunos foram desafiados a pensarem em 3 takes de até 10 segundos, que respondessem às perguntas "O que você ama?", "Do que você tem medo?" e "O que você tem no bolso/bolsa?", retiradas do documentário colaborativo "A vida em um dia" de Kevin Macdonald (2010).
A ideia era experimentar o planejamento básico, filmagem e edição de cenas cotidianas, que poderiam ser inseridas num documentário que retrataria aspectos culturais (e locais) da turma.
Confira alguns dos vídeos:
Autor: Marcelo Schüler - 8º ano
Autor: João Pedro - 8º ano
Autora: Maria Eduarda - 8º ano
Ao socializarmos os vídeos editados, os alunos puderam perceber que em seu contexto, a maioria carregava celulares e fones de ouvido nos bolsos; muitos tem medo de insetos e a maioria ama seu computador pessoal, diferente de outros contextos culturais, econômicos e sociais.
Já no 1º do Ensino Médio, em aulas de apenas 50 minutos, os alunos estão sendo apresentados gradativamente à linguagem (persuasiva) da publicidade, em seus aspectos básicos, como:
Instituição/Marca - Produto/Serviço/Ideia - Objetivo - Estratégia - Público-alvo
E o primeiro exercício intuitivo foi a criação de um comercial de até 15 segundos, com uso máximo de 5 takes.
Confira dois exemplos produzidos:
Alunos: Paul, Gabriel Phillips e Vinícius
Alunos: Pedro Martins, Doni e Rafael
A ideia era que o exercício captasse o conhecimento intuitivo que os alunos já detém sobre esta linguagem, para que posteriormente possam desconstruí-la e reconstruí-la com um olhar mais crítico e aprofundado.
Os alunos também analisaram 3 comerciais no youtube, tentando decupar sua estrutura, ainda de forma intuitiva.
Confira um exemplo de análise:
Aluno: Pedro Martins - 2EM
Comercial escolhido:
Marca: Coca-Cola
Produto: Refrigerante de Cola
Objetivo: Vender o refrigerante
Estratégia: Mostrar como alguém é atraído pelo refrigerante no inconsciente, mesmo dormindo.
Produto: Refrigerante de Cola
Objetivo: Vender o refrigerante
Estratégia: Mostrar como alguém é atraído pelo refrigerante no inconsciente, mesmo dormindo.
Público-alvo: Bebedores de refrigerantes, público geral.
Slogan: "Open Hapinnes" (Abra a Felicidade)
Slogan: "Open Hapinnes" (Abra a Felicidade)
Já no 2º ano do Ensino Médio, também em aulas de 50 minutos, os alunos tem contato com a linguagem da fotografia e as regras básicas de composição visual.
Acervo pessoal: alunos do 2EM em 2014.
Este ano, num primeiro momento, os alunos foram desafiados a fotografarem temas com seu conhecimento intuitivo, e após socialização e análise das próprias fotografias, aprenderão aspectos básicos da composição visual, que gradativamente irá se incorporar a um olhar mais crítico e reflexivo diante do universo visual que os cerca.
Confira algumas fotos produzidas pelos alunos e seus respectivos temas:
Aluno: Gianluca - Tema: Cores
Aluna: Isabela - Tema: Folhas
Aluna: Yasmin - Tema: Livros
Aluna: Eduarda - Tema: Intervalo
Aluno: Marcos - Tema: Fuga
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