quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Microficina de Stop Motion – Mônica Fantin

Alunos do curso de Pedagogia da UFSC, do NADE (Núcleo Aprofundamento Diversificado de Estudos), sob cuidados da Profª Mônica Fantin, tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinho sobre o cinema de animação em dois momentos distintos, em dois encontros com duração de 2h30 cada.

No primeiro momento, apresentei alguns brinquedos ópticos, como o traumatrópio, zootrópio e cineógrafo (flipbook), para ajudar na compreensão do princípio do movimento e o fenômeno da persistência da visão. Também apresentei alguns exemplos do início do cinema de animação, como o Humorous Phases of Funny Faces e a animação em stop motion Cameraman's Revenge de Ladislaw Starewicz. 

 

A partir dos exemplos, falamos um pouco sobre a diferença de 3 técnicas básicas de animação: desenho animado (2D); stop motion e a computação gráfica (3D), também presentes no cinema live action (com a presença de seres humanos), e os alunos assistiram vídeos produzidos nas oficinas dos anos anteriores.


E já num segundo momento, os alunos puderam exercitar a técnica stop motion, através de diferentes materiais, como livros de imãs; letras em eva, madeira e plástico;  cenários de papéis coloridos; miniaturas; recortes de revistas, entre outros.

A ideia era unir a compreensão do princípio do movimento, como uma forma de iniciar a alfabetização audiovisual, mesclando a técnica de animação com a formação de palavras, tão necessária no trabalho com a educação infantil, sua futura (e até presente) área de atuação.

Confira os resultados:










Nenhum comentário:

Postar um comentário