terça-feira, 2 de julho de 2013

Documentários 2013

Depois de aprender um pouquinho sobre História do Cinema e sobre Cinema de Animação, os alunos da Oficina de Cinema do 8º e 9º anos tiveram contato com o Cinema Documentário.
 
Ao fazer o Minuto Lumière, os alunos refletiram sobre o uso das cenas cotidianas no contexto atual, e viram o documentário colaborativo "A vida em um dia" (2010) e o documentário clássico e atual "Criança - a alma do negócio" de Estela Renner (2008), além de assistirem exemplos de vídeo-reportagens, buscando identificar a estrutura clássica do documentário.
 
A presença ou não de um narrador, o uso de texto, abordagem do tema por diferentes pontos de vista, a coleta de depoimentos, o banco de imagens, a pesquisa no assunto, são algumas das características comuns aos documentários e vídeo-reportagens, na hora de abordar um tema em pauta na sociedade, como a legalização da maconha ou o uso da internet entre os jovens.
 
Os alunos precisaram se organizar em grupos, esboçar ideias de projetos, planejar, pesquisar, entrevistar, coletar imagens, montar o roteiro e editar todo esse material coletado e produzido.
 
Confira abaixo os resultados:
 
 
Legalize?
Alunas: Vítória, Érica, Juliana e Domenica
 
 
Surf
Alunos do 9º ano: Luis, Vanessa, Samuel, Giovani e Lucas
 
 
Os usos da internet
Alunos: João Victor, Gui Garcia e Luis Henrique
 
 
Esporte na vida
Alunos: Bruno, Beatriz, Gui Barcellos e Gabriel
 
 
O uso do uniforme
Alunos: Carlos, Paul e Desireé
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário