( ) Atividade 1: Em duplas, escolher imagens para criação de personagens. Listar características e objetivos numa história iniciada. “Dar vida”.
( ) Atividade 2: Em grupo (3 duplas reunidas), debater e unir os personagens e idéias criadas na atividade anterior numa história coerente com aplicação da narrativa clássica (personagem e objetivo – obstáculo – solução - desfecho).
( ) Atividade 3: Definir os personagens finais numa história coerente completa – ARGUMENTO.
Obs.: O que é argumento? É a idéia desenvolvida pelo(s) roteirista(s). Será a base para desenvolver a seqüência de ações dos personagens e acontecimentos da história.
OFICINA DE ROTEIRO – Transformar o argumento em roteiro
Obs.: O que é roteiro? É a adaptação do argumento em ações e diálogos. São as cenas que serão filmadas.
*Exemplo 1 de transcrição de argumento para roteiro:
Trecho do argumento: Alan vive triste e sente saudade da filha.
Trecho do roteiro: Alan entra na sala, com uma expressão triste. Dirige-se até o sofá. Vemos uma fotografia sobre o sofá (com Allan e uma criança no balanço sendo embalada por ele). Alan agacha-se e pega a fotografia, trazendo sobre seu tórax. Depois olha a fotografia, enquanto chora.
*Exemplo 2 de transcrição de argumento para roteiro com diálogo:
Trecho do argumento: Corina leva um susto no banheiro de casa.
Trecho do roteiro:
INTERIOR - QUARTO/BANHEIRO - NOITE
CORINA entra no quarto segurando uma toalha. Ela veste uma saia até o joelho e uma blusa de lã rosa com 3 botões. Coloca a toalha em cima da cama e desabotoa o primeiro botão da blusa, enquanto se dirige para o banheiro. Ela liga o chuveiro. Vemos sua roupa caída no chão. Ela pega o sabonete e ensaboa o pescoço. Vemos um vulto através do Box. Corina está de olhos fechados ensaboando o ombro. O vulto está mais próximo. Corina abre os olhos e fica com expressão de pavor. Vemos MATHEUS, um garoto de 12 anos dando gargalhadas e Corina com expressão zangada.
Não tem a menor graça, Matheus!
MATHEUS
Ai mãe! Foi só uma brincadeirinha!
Matheus sai rindo do banheiro e Corina desliga o chuveiro zangada. Ela se enrola na toalha e vai para o quarto.
( ) Atividade 4: Fazer a ESCALETA (resumo das cenas) antes de iniciar o roteiro.
Exemplo.: Primeiras cenas de “Crepúsculo” de Catherine Hardwicke 2008
1. Bella vai morar com seu pai.
2. No 1º dia de aula, Bella ganha um carro, faz amigos e conhece a família Cullen
3. No recreio, Bella e Edward trocam olhares
4. Bella entra na sala de aula após o recreio e Edward fica visivelmente transtornado. Bella se incomoda.
5. Bella vai na secretaria e escuta Edward pedindo para trocar de turma. Ela fica chateada.
6. No 2º dia de aula, Bella se encoraja para falar com Edward, mas ele não aparece.
7. Após alguns dias, Edward puxa assunto com Bella e ela fica surpresa. Os dois fazem um exercício de laboratório juntos.
8. Em outro dia de aula, Edward puxa assunto com Bella na fila da cantina. Bella é convidada pelos colegas para ir para praia.
9. Num passeio da escola, Edward pergunta sobre o passeio que Bella vai fazer, demonstra irritação e sai aborrecido.
10. etc...
( ) Atividade 5: Fazer o ROTEIRO – descrição das ações e diálogos.
Exemplo de desenvolvimento das cenas da escaleta (sem seguir o roteiro original):
Cena 1 – Bella vai morar com seu pai.
CHARLIE
(com receio, apontando para a cama)
Eu mandei limpar tudo pra você!
BELLA
(desanimada, olhando em volta)
É...eu percebi que está um pouco diferente!
CHARLIE
(com olhar baixo)
Faz tempo que você não aparece por aqui!
BELLA
(baixando o olhar)
É eu sei!
CHARLIE
(mostrando entusiasmo)
Está com fome?
BELLA
Um pouco.
CHARLIE
Vamos comer aquela torta que você adora então!
Os dois saem do quarto.
CHARLIE
Amanhã será seu primeiro dia de aula. Está animada?
BELLA
(esforçando um sorriso)
Claro Charlie!
Charlie come o último pedaço de torta, enquanto Bella toma um gole de refrigerante, observando as pessoas na rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário