terça-feira, 6 de abril de 2010

Vídeo-reportagem X Documentário

"Tanto o vídeo-reportagem como o documentário têm como principal objetivo contar uma história com começo, meio e fim, buscando o aprofundamento: as causas e conseqüências do tema em questão e destinados para um público-alvo.”*


Diferenças básicas: abordagem, formato e produção


1. Abordagem do conteúdo

Vídeo-reportagem – relaciona o conteúdo com algum assunto em pauta na mídia, de acordo com pauta anteriormente estipulada.

Documentário – tem caráter autoral e procura falar de assuntos paralelos, polêmicos ou que deixaram de ser abordados e têm importância para a sociedade.


2. Forma de abordagem

Vídeo-reportagem – tentará abordar o assunto de vários pontos de vista, na tentativa de ser imparcial e atingir uma expectativa prévia da pauta e do espectador. Trabalha com um tempo pré-determinado, que se encaixa na grade da emissora.

Documentário – geralmente se posiciona (toma partido) diante do assunto e tem autonomia em relação ao tempo. Procura instigar ainda mais, levantando questionamentos, inquietações e promovendo a reflexão.


3. Produção

Vídeo-reportagem – Geralmente utiliza a estrutura clássica da reportagem em televisão, ou seja, a construção de off’s (textos), sonoras (entrevistas) e passagem do repórter. Segue as pautas e de acordo com o material encontrado, cria novas pautas.

Documentário – Não segue uma estrutura padrão. Parte de um pré-roteiro que pode ser modificado de acordo com o material encontrado, mas seguindo a proposta inicial. Tem produção semelhante/igual ao cinema: pré-produção (planejamento), pré-roteiro (organiza idéias), produção técnica (orçamento, materiais).


Exemplos: Tema: consumo/impacto ambiental

Vídeo-reportagem: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1509603-15605,00.html

Documentário: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647


Referências:

Site: *http://www.arianefonseca.com/index.php/mundo-academico/video-reportagem-e-documentario-qual-e-a-diferenca - 2009

Artigo: “Documentário e vídeo-reportagem: uma contribuição ao ensino de telejornalismo” de Ana Paula Silva Oliveira; Ivete Cardoso do Carmo-Roldão; Rogério Eduardo R. Bazi, 2006.

Texto: O que é documentário? de Fernão Ramos, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário