quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como fazer massinha de modelar caseira?

Técnica em stop motion é uma experiência bacana que os alunos do 8º e 9º anos do E.F. adoram na oficina de cinema. E algumas animações que utilizam essa técnica, são feitas de massinha de modelar, por ser um material de fácil manuseio.

Encontrei uma matéria bacana de massinha de modelar caseira, que é uma ótima opção para entreter os pequenos nas férias e pode ser utilizada nos exercícios de técnica em stop motion!! 
 
Vamos aprender?!


Lembra de quando você fazia massinha de modelar em casa? Hoje em dia são poucas as escolas que ainda gostam de ensinar as crianças a produzirem essa brincadeira artesanal onde você pode escolher as cores da massa, tão diferentes daquelas cores super artificiais das massinhas industrializadas.

A receita é fácil e um programa incrível para fazer em casa, com filhos ou sobrinhos. Quem gosta de fazer esculturas com massinha vai adorar poder escolher as cores!

Massinha caseira

Ingredientes:

2 xícaras de farinha

2 xícaras de água

1 xícara de sal

2 colheres de óleo de canola

1 colher de sopa de creme de tártaro (que pode ser comprado em grandes supermercados ou em casas de confeiteiro)

Corantes alimentares ou corantes naturais, como suco de cenoura concentrado.

Como faz:


1. Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogão em fogo baixo. Mexa até que a massa desgrude da panela e forme uma bola.

2. Retire a massa quente e coloque sobre o balcão para amassar. Em seguida, divida em bolas para colorir.

3. Faça um buraco no centro de cada bola e coloque a cor desejada em cada uma delas. Depois, amasse cada bola novamente para misturar as cores. Se não quiser ficar com a mão tingida, use luvas.

4. Sua massinha está pronta! Ela dura um mês se você mantiver bem guardada, em um potinho, quando não for usar.

Imagem: Divulgação, Rachel Jones / Black Eiffel

Um comentário: