sábado, 2 de julho de 2011

Mini-oficina de audiovisual - Educação e Infância II - Pedagogia UFSC

Nas últimas duas semanas tive uma experiência bacana de ministrar uma mini-oficina para alunas da 2ª fase de Pedagogia da UFSC, a pedido da minha orientadora do mestrado e professora da disciplina Educação e Infância II, Profª Dra. Mônica Fantin, também orientadora do curso.

Numa quarta-feira chuvosa, tendo apenas 3 créditos (cerca de 3 horas) para o desafio da mini-oficina, e enfrentando uma série de problemas técnicos com datashow, laptop, tomadas que não funcionavam, etc e tal, estava diante do tema da "socialização como processo de construção de identidade", proposto pela Profª Mônica, disposto no texto de Maria Luiza Belloni, articulando "Vídeo-carta das crianças ikpengs", Vídeos de inscrição de participantes do BBB e vídeos do exercício "Minuto de Férias" 2010 dos meus alunos da Escola da Ilha, exemplos que levei para falar sobre construção de identidade a partir de escolhas e recortes de histórias de vida, profissões, gostos, hábitos, etc.

Após mostrar os exemplos, coloquei o desafio para as alunas, de criarem seus próprios vídeos, com cerca de 1 minuto, imprimindo neles seus recortes da infância, seja passando uma mensagem para si mesma quando criança, seja trazendo algo da memória, como sugestão da Profª Mônica, resgatando valores e histórias de infância.

Para ajudá-las, introduzi noções de edição de imagens e sons, no Windons Movie Maker, (software disponível no Windons), e em apenas 30 minutos, mostrei procedimentos e reforcei a importância de elas experimentarem depois, no computador de casa ou no laptop. Também disponibilizei tutorais no blog, para as duas versões do Movie Maker (antiga e a atual do Windons 7) para complementar a mini-oficina.

Fiquei na expectativa para saber se elas conseguiriam fazer, apenas com minhas orientações. Algumas já haviam mexido, outras nunca, então os resultados eram imprevisíveis.

Uma semana depois, tivemos nosso encontro para socializar os vídeos, e para minha surpresa, todas haviam feito, mesmo com algumas dúvidas para fechar o vídeo, que orientei na aula, mas ainda assim, vídeos caprichados e inspiradores para discussões acerca da infância.

Todas puderam contar um pouco sobre a experiência da realização e o que pretendiam expressar em suas construções, usando sua fotos pessoais ou tiradas da internet. 

Foi bacana, porque notamos a presença frequente da linha do tempo tradicional (infância, escola, formatura, faculdade, casamento, filhos), contada em vídeo de forma linear ou não-linear, mas também os contrastes, como histórias construídas a partir da origem (gaúchas), do time do coração (Figueira), músicas usadas como vozes ('Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui'), textos, sonhos, sentimentos, enfim, uma mistura de emoções e de personalidades diferentes. 

video
Esse é o meu!!! 

Também realizei a "tarefa" do vídeo, para saber lidar melhor com as dúvidas, dificuldades e adversidades que as alunas poderiam ter diante do mesmo desafio! E realmente foi um grande desafio fazer em 1 minuto!! Mas como falei em sala, quanta informação é possível passar num comercial de 1 minuto?!! Muitas! Cabe aos realizadores planejar da melhor maneira possível!!

Com isto, compartilho aqui os 22 vídeos, que juntos ajudaram a construir a multiplicidade das alunas de Educação e Infância II, do curso de Pedagogia da UFSC:


video 
Aluna: Débora

video 
 Aluna: Elis Cristina

video 
 Aluna: Isadora

video 
 Aluna: Jaqueline

video 
  Aluna: Jerusa

video 
 Aluna: Bárbara Valente

video
 Aluna: Rafaela

video  
Aluna: Juanna

video  
Aluna: Ketlyn

video  
Aluna: Maiara

video  
Aluna: Lilian

video
Aluna: Rafaela
 
video
Aluna: ?

video 
Aluna: Andrezza

video 
Aluna: Cléo

  video 
Aluna: Kamila

  video 
Aluna: Priscila

  video 
Aluna:Sarah


video

Aluna: Séphora

video

Aluna: Isis


video

Aluna: Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário