ESTRUTURA DA NARRATIVA CLÁSSICA
Personagem e objetivo: Geralmente no início de algum filme os personagens principais são apresentados e contextualizados. São apresentadas características físicas, psicológicas e sociais. Com algumas definições, já é possível vislumbrar os objetivos de cada personagem, coerentes com suas personalidades, em relação a história contada no filme. Eles podem permanecer os mesmos até o final ou serem alterados de acordo com a trajetória da história.
Obstáculo: Quando cada personagem já foi apresentado e já foram traçados os objetivos principais, os obstáculos que impedem a concretização destes objetivos específicos são apresentados como forma de entreter e prender a atenção do espectador. Justifica a razão de existir do filme. São os obstáculos que promovem e justificam as ações dos personagens de acordo com seus objetivos.
Solução: Após os obstáculos serem apresentados, a solução para cada um deles é apresentada.
Desfecho: É o final do filme, que mostra se a solução foi concretizada. Filmes clássicos geralmente terminam com finais felizes.
Alguns exemplos de aplicação básica de narrativa clássica:
*Filmes que tem como protagonistas, um casal apaixonado que não consegue ficar junto por algum obstáculo. Ex.: classe social, guerra, família, doença, etc.
*Filmes que contenham Herói X Vilão Ex.: Super-homem, Homem-Aranha, Batman, etc.
____________________________________________
Referências:
"A narrativa clássica hollywoodiana" de David Bordwell
Oficinas - www.telabr.com.br
uma pergunta me não usar a narrativa clássica não significa obrigatoriamente ignorar regras básicas de logica e coerência narrativa básica ou significa ?
ResponderExcluirExatamente! Romper com a narrativa clássica não significa fazer um filme que não pode ser entendido. Existem ótimos filmes que não usam a estrutura clássica, e ainda sim são muito coerentes e lógicos.
Excluir