Adorei o post desse blog e compartilho com vocês as questões formuladas para trabalhar o filme numa aula de história e que serve como ótimo ponto de partida. Elas também podem servir para discussões em outras aulas, com outros temas transversais e outras abordagens.
Fonte original: aqui.
--------------------------------------
Trabalho de História sobre o filme:
“Sociedade dos poetas mortos”
“Sociedade dos poetas mortos”
"Professor: Sanger Amaral Alves Nogueira
Aluno(a):
Questão 1: O filme se passa numa escola particular no ano de 1959. A escola do filme era a mais recomendada para se entrar numa boa faculdade. Vimos na matéria do primeiro ano que durante a Idade Média a sociedade era organizada de forma estamental: o indivíduo estava determinado pelo seu lugar de nascimento. O iluminismo e a sua defesa da autonomia do indivíduo transformaram o modelo de sociedade para o atual. Contudo, alguns costumes ainda persistem. De que maneira os jovens alunos do filme ainda sofrem com os antigos costumes da sociedade estamental?
Questão 2: Segundo o diretor da escola, existiriam 4 pilares para o sucesso no método de ensino: tradição, disciplina, honra e excelência. Na versão dos alunos, os 4 pilares se transformavam em: terror, excremento, decadência e paródia. Os alunos não acreditavam naquilo, mas, mesmo assim, aceitavam as regras do jogo. Na sua opinião, qual seria o motivo dos alunos respeitarem um regra em que eles não acreditavam?
Questão 3: Cite algumas diferenças em relação à sala de aula de 1959 e a nossa sala de aula.
Questão 4: As aulas do senhor Keating questionavam justamente o propósito dos alunos estarem na escola. A relação entre o conhecimento e o aluno não pode ser apenas de memorização. A medicina, o direito e a engenharia são essenciais para a vida, no entanto, o ser humano precisa da poesia para falar sobre ele próprio. Keating é taxativo: “Tornem suas vidas extraordinárias: carpe diem!” Cite 1 atitude dos personagens do filme dentro do espírito do carpe diem.
Questão 5: Você consegue se identificar com algum personagem do filme? Justifique.
Questão 6: O modelo de educação proposto pela escola do filme entrou em colapso a partir da segunda metade do século XX. O “carpe diem” atualmente é muito mais valorizado do que na década de 50. Anúncios de bebidas, produtos tecnológicos e a propaganda em geral nos estimulam a gozar a vida mediante a compra e o consumo de seus produtos. No nosso mundo particular, o gozar a vida se define pela quantidade de pessoas com que “ficamos” numa noite. Será que a juventude de hoje conseguiu tornar suas vidas extraordinárias? Desejamos saber sua opinião: o carpe diem proposto pelo professor Keating é o mesmo gozar a vida que estamos acostumados hoje? Justifique.
Dica: Lembre-se do poema falado no filme: “Fui à floresta porque queria viver de verdade/ Eu queria viver profundamente e retirar toda a essência da vida/ Fazer apodrecer tudo aquilo que não era vida e não, quando eu morrer, descobrir que não vivi”
Questão 7: O trecho a seguir reproduz o conteúdo do documento que acusa o Sr Keating de estimular idéias subversivas nos seus alunos. Leia o trecho e responda a pergunta:
“Tenho aqui uma descrição detalhada do que acontecia nas reuniões da Sociedade dos Poetas Mortos. As aulas do professor Keating serviram como fonte de inspiração para o comportamento egoísta dos alunos. O professor encorajou Sr Perry em sua obsessão por atuar mesmo sabendo que essa não era a vontade de seus pais. A atuação do professor Keating foi o responsável pela morte de Neil Perry”
Você assinaria o documento? Justifique.
Obs: Lembre-se que, caso você não assine, você será expulso de uma das melhores escolas e, provavelmente, o seu futuro profissional correria um sério risco."