terça-feira, 9 de abril de 2013

Estética vídeoclipe - Exercícios básicos!

Este ano, os alunos do 1º ano EM estão começando a aplicar alguns conceitos da estética vídeoclipe, como sincronia e ritmo e unindo imagens e sons para transmitir ideias.  

Será que conseguiram?! 

Alunas: Nicolle e Jéssica


Alunos: Fred e Luan

 
Confira outros vídeos de ex-alunos aplicando conceitos da estética vídeoclipe aqui e aqui.
Confira uma entrevista bacana sobre a linguagem do vídeoclipe aqui.

terça-feira, 26 de março de 2013

Stop motion 2013!!

Olá pessoal!!! As aulas na Escola da Ilha já começaram e os conteúdos iniciais das turmas de 8º e 9º anos da Oficina de Cinema foram: o surgimento do cinema com os estudos do movimento, brinquedos ópticos e o cinema de animação!!

Os alunos aprenderam que o cinema de animação é realizado em 3 técnicas

 a)    Desenho animado (2D)
Definição básica: desenhados quadro a quadro, bidimensionais.
Exemplo: desenhos da Disney, Turma da Mônica, Os Simpsons, etc.


  

     
b)    Stop Motion (com massinhas, bonecos, recortes, objetos, corpo, etc.)
Definição básica: fotografados quadro a quadro. Exemplo: “A fuga das galinhas”, “A noiva cadáver”, "Wallace e Gromit", etc.



c)    Computação gráfica (3D)
Definição básica: projetados no computador, animados por referências gráficas, geralmente tridimensionais. Exemplo: “Toy Story”, “Up – altas aventuras”, "Wall-e", etc




Nas últimas semanas, os alunos exercitaram a técnica em stop motion em aula e em casa!!
Além disso, aprenderam noções de edição no Windows Movie Maker e no editor de vídeo do Youtube!!! Confira o resultado logo abaixo!!!

Stop motion em aula - exercício coletivo


Stop Motion & Noções de Edição - tarefa individual

Aluno: Luís Fernando Chaplin


 

Aluno: Guilherme Garcia


Aluno: Giovani

 
Aluno: Gabriel R.

 
Aluno: Guilherme Barcellos


 Aluno: Luis Henrique

 
Aluno: João Victor


Aluno: Carlos


 Aluna: Érica


Aluna: Desirée


Aluno: Lucas do Canto


Aluna: Vanessa


Aluna: Vitória


 Aluna: Domenica


Aluna: Bruno 



Para saber mais sobre cinema e cinema de animação, confira um túnel do tempo aqui.
Para saber mais sobre a técnica stop motion, clique aqui.

Livros bacanas: "A arte da animação" da Raquel Coelho!

---------
Outras referências:

Aula animada. p. 47 In: 50 filmes para trabalhar em sala de aula. Revista Nova Escola. Edição Especial, nº 37. São Paulo: Editora Abril, 2011.

COELHO, Raquel. A arte da animação. São Paulo: Formato Editorial, 2000. (No caminho das artes)

DENIS, Sebastien. O cinema de animação. 1ª ed. Lisboa: Texto & Grafia, 2010. Coleção Mi-Mé-sis Arte e Espetáculo.

FOSSATTI, Carolina Lanner. Cinema de animação: um diálogo ético no mundo encantado das histórias infantis. Porto Alegre: Sulina, 2011.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Cinema e História: "Sociedade dos Poetas Mortos"

Adorei o post desse blog e compartilho com vocês as questões formuladas para trabalhar o filme numa aula de história e que serve como ótimo ponto de partida. Elas também podem servir para discussões em outras aulas, com outros temas transversais e outras abordagens.   

Fonte original: aqui.

--------------------------------------


Trabalho de História sobre o filme: 
“Sociedade dos poetas mortos”


"Professor: Sanger Amaral Alves Nogueira

Aluno(a):

Questão 1: O filme se passa numa escola particular no ano de 1959. A escola do filme era a mais recomendada para se entrar numa boa faculdade. Vimos na matéria do primeiro ano que durante a Idade Média a sociedade era organizada de forma estamental: o indivíduo estava determinado pelo seu lugar de nascimento. O iluminismo e a sua defesa da autonomia do indivíduo transformaram o modelo de sociedade para o atual. Contudo, alguns costumes ainda persistem. De que maneira os jovens alunos do filme ainda sofrem com os antigos costumes da sociedade estamental?

Questão 2: Segundo o diretor da escola, existiriam 4 pilares para o sucesso no método de ensino: tradição, disciplina, honra e excelência. Na versão dos alunos, os 4 pilares se transformavam em: terror, excremento, decadência e paródia. Os alunos não acreditavam naquilo, mas, mesmo assim, aceitavam as regras do jogo. Na sua opinião, qual seria o motivo dos alunos respeitarem um regra em que eles não acreditavam?

Questão 3: Cite algumas diferenças em relação à sala de aula de 1959 e a nossa sala de aula.

Questão 4: As aulas do senhor Keating questionavam justamente o propósito dos alunos estarem na escola. A relação entre o conhecimento e o aluno não pode ser apenas de memorização. A medicina, o direito e a engenharia são essenciais para a vida, no entanto, o ser humano precisa da poesia para falar sobre ele próprio. Keating é taxativo: “Tornem suas vidas extraordinárias: carpe diem!” Cite 1 atitude dos personagens do filme dentro do espírito do carpe diem.

Questão 5: Você consegue se identificar com algum personagem do filme? Justifique.

Questão 6: O modelo de educação proposto pela escola do filme entrou em colapso a partir da segunda metade do século XX. O “carpe diem” atualmente é muito mais valorizado do que na década de 50. Anúncios de bebidas, produtos tecnológicos e a propaganda em geral nos estimulam a gozar a vida mediante a compra e o consumo de seus produtos. No nosso mundo particular, o gozar a vida se define pela quantidade de pessoas com que “ficamos” numa noite. Será que a juventude de hoje conseguiu tornar suas vidas extraordinárias? Desejamos saber sua opinião: o carpe diem proposto pelo professor Keating é o mesmo gozar a vida que estamos acostumados hoje? Justifique.

Dica: Lembre-se do poema falado no filme: “Fui à floresta porque queria viver de verdade/ Eu queria viver profundamente e retirar toda a essência da vida/ Fazer apodrecer tudo aquilo que não era vida e não, quando eu morrer, descobrir que não vivi”

Questão 7: O trecho a seguir reproduz o conteúdo do documento que acusa o Sr Keating de estimular idéias subversivas nos seus alunos. Leia o trecho e responda a pergunta:

“Tenho aqui uma descrição detalhada do que acontecia nas reuniões da Sociedade dos Poetas Mortos. As aulas do professor Keating serviram como fonte de inspiração para o comportamento egoísta dos alunos. O professor encorajou Sr Perry em sua obsessão por atuar mesmo sabendo que essa não era a vontade de seus pais. A atuação do professor Keating foi o responsável pela morte de Neil Perry”

Você assinaria o documento? Justifique.

Obs: Lembre-se que, caso você não assine, você será expulso de uma das melhores escolas e, provavelmente, o seu futuro profissional correria um sério risco."

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Livro: Arte é... cinema!


Pessoal!! Lá vai mais uma indicação bem legal de livro de cinema para crianças, da autora Núria Roca. Custou R$28,50 + frete e comprei pelo site da Editora Escala Educacional.

O livro é bem fininho, mas reúne um conteúdo bacana sobre história e características do cinema (composição de planos, funções das pessoas, uso do som, luz, etc), com linguagem bem acessível para o público infantil. Há ainda sugestões de atividades básicas e ilustrações bem legais.

Fica a dica! =)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Exposição: "Luz e Sombra: o Cinema em Santa Catarina"


Ontem dei uma passadinha no CIC - Centro Integrado de Cultura, aqui em Florianópolis, e na exposição "Luz e Sombra: O cinema em Santa Catarina" do MIS - Museu da Imagem e do Som
 
 
 
A exposição reúne um pouco da história do cinema catarinense, através de imagens, objetos e de um texto sucinto e acessível, impresso nas paredes do espaço. Os primeiros filmes e vistas nacionais; a primeira sessão na praça XV de Novembro; a chegada da televisão; a música no cinema; a retomada do cinema catarinense, entre outros temas estão lá bem explicadinhos. Vale a pena dar uma conferida!




O quê: Exposição Luz e Somba: o cinema em Santa Catarina
Onde: Sala de exposições do Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis – SC.
Visitação: de 13 de julho a 14 de outubro de 2012.
De terça a sexta-feira, das 10h às 21h15mim.
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.
Informações: (48) 9953-2329 ou aqui.
Entrada gratuita

Programação para Escolas:

As visitas deverão ser agendadas pelo telefone: (48) 39532329 com Cristiane e Morena.
As visitas iniciarão a partir de agosto de 2012.
 
Roteiro de visita: Mediação da Exposição Luz e sombra e exibição de um dos programas abaixo.

O programa deverá ser selecionado pelo professor.

PROGRAMA 01: INFANTIL (05 A 10 ANOS)
-Aventuras da Ilha da Magia – Direção Rubens Beli - 15 min
-53 Cartas - Direção Igor Pitta Simões – 19 min
-Cadê meu Rango? – Direção George Damiani - 4 min
-Campeonato de Pescaria – Direção Luiza Lins e Marco Martins – 14 min
-O Mistério do Boi de Mamão - Direção Luiza Lins e Marco Martins – 13 min

 PROGRAMA 02: LONGA-METRAGEN - PROGRAMAÇÃO JUVENIL (14 ANOS)

-A Antropóloga - Direção Zeca Pires - 90 min

 PROGRAMA 03: CURTA- METRAGENS - PROGRAMAÇÃO JUVENIL (14 ANOS)

-Nem o Céu, Nem a Terra – Direção Isabela Hoffmann Dummer – 25 min
-A Mão do Macaco - Direção Jefferson Bittencourt - 20 min
-Black Out, A Comédia do Sinistro - Direção: Marco Stroisch - 22min
-Cadê meu Rango? – Direção George Damiani - 4 min

 PROGRAMA 04: DOCUMENTÁRIOS - PROGRAMAÇÃO JUVENIL (12 ANOS)

-Celibato no Campo - Direção: Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt  52min
-Cerveja Falada - Direção Demétrio Panaroto, Luiz H. Cudo e Guto Lima. 15min

PROGRAMA 05: DOCUMENTÁRIOS - PROGRAMAÇÃO JUVENIL (12 ANOS)

-É Bucha! 40 anos do Teatro Biriba - Direção Gláucia Grigolo e Renato Turnês.  56 min
-Á Luz de Schwanke - Direção: Ivi Brasil e Mauricio Venturi – 8 min.

--
Museu da Imagem e do Som - SC
www.mis.sc.gov.br
(48) 3953-2329
(48) 3953-2327

terça-feira, 31 de julho de 2012

Exposição: "Georges Méliès, o Mágico do Cinema"


A trajetória do francês Georges Meliés e de suas invenções revolucionárias no cinema podem ser vistas na exposição "Georges Méliès, o Mágico do Cinema" no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, até 16 de setembro.

Além de cartazes, figurinos e desenhos originais, a organização criou um espaço interativo com roupas e cenários para os visitantes soltarem a criatividade e criarem filmes de 30 segundos.


George Meliés era muito detalhista e desenhava cada cena antes de gravar. Na exposição, o visitante vai poder acompanhar o passo a passo das ideias criativas do artista e assistir a um dos filmes mais famosos do francês: “A Viagem à Lua".


Meliés fez mais de 500 filmes, mas boa parte do material foi perdida. A exposição traz 11 deles – mas é o suficiente para curtir o trabalho de alguém que sempre esteve à frente do seu tempo.

O artista foi muito lembrado recentemente porque foi personagem do filme "A Invenção de Hugo Cabret". Na história, ele é um inventor de efeitos especiais num tempo em que o cinema nem sonhava com tanta tecnologia. A ficção representa bem o que foi Meliés na vida real. O cinema colorido foi desenvolvido só na decada de 30, mas bem antes o artista também inovou pintando os negativos a mão.

Georges Méliès, o Mágico do Cinema
Museu da Imagem e Som. 
Avenida Europa, 158, Jardim Europa.
Fone: (11) 2117-4777.
De terças a sextas, das 12h às 21h; 
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. 
R$ 4. Até o dia 16 de setembro.

---------------
Fonte aqui.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Clube do Professor


Ontem eu peguei minha carteirinha do Clube do Professor e fiquei entusiasmada para as sessões de cinema do mês!! Poderei assistir um filme diferente todo sábado, totalmente de graça e ainda levar um acompanhante!!! Não é demais?!!!

Se você é professor e ainda não fez sua carteirinha, corre pro site e se cadastre!!!!

Aqui em Floripa, as sessões gratuitas ocorrem todo sábado no Espaço Unibanco do Beiramar Shopping. Para conferir os filmes e programação do mês, basta entrar no site

Para dar uma forcinha, quando eu puder, irei publicar a programação e comentar os filmes no meu blog de cinema, ok?!

Abaixo segue a programação de JULHO:

----------------
O Clube do Professor apresenta uma programação que aposta na diversidade, incluindo obras de todas as nacionalidades, filmes inéditos, clássicos e do circuito comercial. O objetivo é ampliar o universo cinematográfico do professor, visando o prazer de ver um bom filme em uma sala especializada, sem o compromisso de um trabalho pedagógico imediato à experiência cinematográfica.

A entrada é gratuita para o portador da carteirinha do Clube do Professor e um acompanhante. É necessário apresentar o RG com a carteirinha. O acompanhante deverá estar presente para obter a sua cortesia.

Consulte este link para mais informações.

07/07
Para Roma com Amor
Florianópolis - Sala 1 - 13h30

14/07
A Era do Gelo 4 - OK
Florianópolis - Sala 2 - 13h40

21/07
Na Estrada - OK

Florianópolis - Sala 4 - 13h30

28/07
Valente - OK (outro dia)

Florianópolis - Sala 4 - 13h20